quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Estela Lapponi_inCena 2.5



Nascida (1973) em São Paulo capital, iniciou nas artes cênicas como atriz desde 1992 em um grupo de teatro Amador – Markapasso – na escola em que cursou o primeiro grau.
Profissionalizou-se como atriz pelo Teatro Escola Macunaíma ao mesmo tempo que se formou em Jornalismo pela FIAM.
De 1992 à 2003 integrou alguns grupos de teatro de São Paulo, atuando tanto em espaços convencionais de teatro quanto na rua.
Os cursos que participou nesses anos como atriz tinham como foco o aprendizado do uso da máscara (clown, bufão e neutra) e técnicas corporais (improvisação e Meyerhold) ministrado por diversos experts nesses assuntos.
Em 2004, desistiu de estar em cena e dedicou-se a estudar a linguagem do video participando ao longo desse ano de diversos cursos livres aventurando-se a criar pequenos experimentos visuais tanto em foto quanto em video.
Em 2005 participou do projeto internacional Dance Meets Difference da Din A13 tanzcompany dirigida por Gerda König. O projeto de König foi realizado também em Nairobi no Quênia e contou com a participação artistas com e sem deficiência. O espetáculo produzido em São Paulo recebeu o nome de Via Sem Regra e foi apresentado em São Paulo em 2005 e 2006 e na Alemanha, Colônia e Düsseldorf em 2006.
Após ter tido esta experiência começou a dedicar-se à dança contemporânea, participando de cursos livres com diversos profissionais.
Em 2006 foi contemplada pelo Edital PAC (hoje PROAC) de Montagem Inédita de Dança da Secretaria Estadual da Cultura. Em 2007, produziu, então seu primeiro solo em parceria com outros artistas:
 in-Cômodo-ser-eu-só-tanta-gente solo de dança/teatro+multimídia
sobre o solo no blog:
http://incena25.blogspot.com.br/2011/09/in-comodo-ser-eu-so-tanta-gente.html?view=flipcard

E com o PAC - Montagem inédita de teatro da Secretaria de Estado da Cultura produziu CADEIRA - FALANDO SEM TABU! performance/palestra+multimídia
sobre CADEIRA no blog:
http://incena25.blogspot.com.br/2011/09/cadeira-falando-sem-tabu.html?view=flipcard

Com a produção deste dois trabalhos fundou efetivamente a inCena 2.5. 
O solo foi apresentado em 8 cidades do Estado de São Paulo em 2009 através do PROAC de Difusão e Circulação em Dança da Secretaria de Estado da Cultura. O trabalho ganhou destaque em matéria de jornal de Düsseldorf quando participou, em 2008, do II Crossings Dance Festival na TanzHaus de Düsseldorf.
A performance/palestra CADEIRA - FALANDO SEM TABU! ainda segue em apresentação de maneira esporádica.
Participou de montagem com os seguintes coreógrafos:
2007 – Joy Lab Researchcoreografia de Alito Alessi
2008 – Paraíso semConsolação coreografia de Constanza Macras
Além de outros trabalhos realizados, Estela Lapponi iniciou um engajamento artístico sobre a questão política social e cultural do corpo com deficiência em cena (dança, teatro, performance, video) definindo assim alguns eixos de investigação de sua cia – inCena 2.5:
-       o discurso do corpo com deficiência
-       a prática performativa e relacional (público)  
-       integrar artes visuais e performáticas 

Entre os anos de 2009 e 2011 viveu e estudou na Europa. Quando morou por 6 meses em Macerata na Região de Marche na Itália deparou-se com a descoberta de um tema que segue em investigação até o dia de hoje – Corpo Intruso. A primeira referência descoberta nesta investigação foi o artigo O Intruso do filosofo Jean Luc-Nancy.


foto: Thais Taverna
Tabacalera - Madri
Em Madri cursou o Máster emPráticas Cênicas e Cultura Visual iniciou a investigação Corpo Intruso de maneira efetiva, finalizando esta etapa com a construção da personagem/contêiner – Zuleika Brit - em diferentes ações:


Hola! Soy Zuleika Brit.

-       Acción_1 – intervenção urbana de colar adesivos zuleika brit em cartazes nas ruas
-        INTENTO 3257,5 performance+instalação




No curso de Especialização de Estudos Contemporâneo de Dança da Universidade Federal da Bahia desenvolveu Corpo Intruso de maneira conceitual utilizando como referência principal em sua Monografia os palavras de Boaventura Sousa Santos sobre o pensamento moderno ocidental ser um pensamento abissal, no livro Epistemologias do Sul que reúne diversos cientistas politicos de países chamados “Sul”.
A investigação segue em curso e já desenvolveu as seguintes ações:
-       ¡Zuleikate! 




-       Encontro comCorpo Intruso – workshop


foto 2 Encontro O que é isso? de Dança - Salvador

-        INTENTO 6098 –manifesto frágil – intervenção+instalação


foto: Mario Weijers


-       CASA DE ZULEIKA – projeto em andamento. criação de um espaço cultural acessível. 


Link do blog da inCena 2.5 
http://incena25.blogspot.com.br/?view=flipcard

Link da página Vimeo 
https://vimeo.com/estelalapponi/videos



Estela Lapponi idealizou a criação da Plataforma Acessolivre por enxergar a necessidade do fortalecimento politico, social e cultural da presença de artistas com deficiência no Mercado de trabalho cultural.
A Plataforma Acessolivre inicia, em parceria com o artista baiano Edu O. com realização do Mapeamento Nacional de artistas e/ou pesquisadores profissionais das artes cênicas e visuais com a finalidade e desejo de proporcionar encontros de parcerias e engajamento.
A ideia é que nossa presença seja fortalecida como trabalho artístico, ponto! Tirar-nos do eixo “inclusivo” que limitam nossas possibilidades de trânsito, de expressão e principalmente de trabalho.
Realizar este Mapeamento é necessário para sabermos quem somos, onde estamos e o quê e como fazemos e assim nos fazermos presentes e ativos.
O Manifesto Anti-inclusão é um apelo para sacudir as ideias sobre o que a inclusão está nos proporcionando, tendo como referência Agambem, Santos, Foucault, Mattos

Esta iniciativa visa conectar artistas que tenham a vontade de realizar ações em suas cidades, possibilitando o trânsito de conhecimentos, trocas de experiências artísticas, encontros e etc.



AGENDA Estela Lapponi
Próximas apresentações
19 e 20 de outubro no Teatro Sérgio Cardoso - Mostra +Sentidos
INTENTO 3257,5 performance+instalação - projeto Corpo Intruso











Nenhum comentário:

Postar um comentário